Offline
Coluna do Luiz Carlos de Almeida
24/11/2019 13:10 em Colunas

FUTEBOL É FELICIDADE

 

Por Luiz Carlos de Almeida

 

Estou escrevendo este texto, antes da grande final da Libertadores envolvendo; River e Flamengo. Coloco isso; porque o que vou abordar não tem nada a ver, com o resultado da partida.

A mobilização que vimos na última quarta feira, envolvendo a torcida do Flamengo, foi um acontecimento para se refletir, o que ainda, representa o futebol no Brasil.

O que vimos não foi somente uma aglomeração, uma mobilização de pessoas apaixonadas pelo seu clube, apaixonadas por futebol. Vimos pessoas que transfere toda sua esperança de dias felizes, para um jogo de bola.

O futebol no Brasil, não é como é na Inglaterra, como é na Alemanha, como é na França, por exemplo. No Brasil o futebol ganhou um novo jeito de ser jogado, e de se assistir. O brasileiro, falando especificamente sobre a forma de acompanhar um jogo de futebol; tem uma forma toda particular, só dele.

O brasileiro quando torce pelo seu clube de coração, não é um FÃ; como os ingleses gostam de se alto proclamarem. O brasileiro transporta toda sua esperança, sua energia, sua devoção para este momento. Existe um sentimento de pertencimento. Não está em campo apenas o seu time favorito, está em campo parte da sua vida. O torcedor brasileiro vê seu o companheiro de torcida, como um parente, uma pessoa de sua família; eles tem as mesmas convicções e a mesma devoção, amam o mesmo objeto social.

Então quando acontece uma manifestação como aquela, da última quarta feira, com os torcedores do Flamengo invadindo as ruas do Rio de Janeiro, para se despedir dos jogadores,  jogadores estes que estavam indo em busca de uma alegria, da qual eles tanto anseiam;  para um bom conhecedor do perfil social do torcedor brasileiro, não é nenhuma surpresa.

O futebol no Brasil, é para muitos a única esperança de dias um pouco mais feliz.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!