Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Coluna do Luiz Carlos de Almeida
11/09/2019 15:17 em Colunas

HÁ QUASE 50 ANOS

 

Por Luiz Carlos de Almeida.

 

A conquista do Tri Campeonato Mundial de 1970, pela Seleção Brasileira, é sem dúvida nenhuma, um dos marcos da história do nosso país. 

Quando digo da história do país, acredito não estar cometendo nenhum exagero, afinal, não vencemos apenas o campeonato mundial de futebol; com a conquista do Tri, o povo brasileiro se sentiu: vencedor; absoluto e único ,afinal, somente o Brasil era o dono da Taça Jules Rimet.

Mas, o que a grande maioria do povo brasileiro não sabia; ou pelo menos imaginava -se não saber; é que naquele mesmo momento de alegria, de felicidade, de puro êxtase, este mesmo povo era humilhado, espancado literalmente, e acima de tudo enganado, afinal, o brasileiro era dominado por um regime político inflexível, austero e violento. Quem não andasse na linha... já sabia.

O jornalista e escritor Roberto Sander, brevemente estará lançando um livro (imagem)  que mostra muito do que foi colocado acima, em seu “1970 Enquanto  o Brasil Conquistava o Tri”; Sander  vai contar detalhes do regime militar e outros aspectos sociais daquele ano e daquela conquista, e claro também vai nos trazer detalhes do time Tri Campeão Mundial.

Foto: Capa do livro "1970 - Enquanto o Brasil conquistava o Tri", de Roberto Sander.

 

Time este que há 49 anos (ano que vem completará 50 anos) já fazia o que para muitos foi ocorrer taticamente quatro anos depois, com o carrossel holandês...

 Para a história do futebol, o time criador do carrossel holandês; sistema tático onde todo o time se movimentava em campo com e sem a posse da bola, foi o time da Holanda da Copa de 1974, comandado por Rinus Michels. Mas o time que foi montado por João Saldanha nas Eliminatórias e que Mario Jorge Lobo Zagallo na Copa, fez poucas alterações;  era um time dinâmico.  Pode não ter tido a mesma movimentação da Holanda /74, mas já era um time no qual os jogadores mudavam de posição quase que constantemente para lubridiar  a marcação adversária. E era um time que sem dúvida nenhuma, tinha a melhor preparação física daquela Copa.

Hoje quando lemos a escalação do time que tinha dentre outros: Carlos Alberto Torres; Gerson; Rivelino; Tostão e Pelé, parece que este time, por si só era imbatível. Mas se este time não fosse tão bem preparado taticamente e fisicamente, desde as Eliminatórias, não sabemos se a ano que vem estaríamos comemorando 50 anos de uma conquista. Assim como hoje, vendo a alegria estampada no rosto do povo brasileiro, nas imagens da comemoração da conquista  do Tri, não dá para imaginar, que esse povo também sofria tanto...

A conquista do Tri nos trouxe muita alegria, sem dúvida. Mas não podemos esquecer que esta alegria foi também usada por nossos governantes para criar um clima de felicidade, que na verdade, não era tão cristalina assim...

È isso aí!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!